No próximo Sábado, dia 26 de Setembro, vai ter lugar, em Celavisa, mais uma edição da Feira de São Miguel, popularmente designada como “Feira das Nozes e dos Abraços”.
Trata-se de um acontecimento secular, cuja importância transvaza as fronteiras da Freguesia de Celavisa.
Trata-se de um acontecimento secular, cuja importância transvaza as fronteiras da Freguesia de Celavisa.
Com o tempo tem perdido dimensão, à semelhança de outras feiras deste tipo, em consequência das transformações sociais e da desertificação que tem atingido a nossa região. No entanto, verifica-se que o seu declínio tem sido um pouco mais acentuado do que o das suas congéneres, e quanto a isso, deve efectivamente fazer-se alguma coisa.
Compete às autoridades responsáveis, preservar uma tradição com a relevância da Feira de São Miguel, adaptando este evento ao novo contexto sócio-económico da nossa região:
1. Incentivando a presença das actividades comerciais tradicionalmente presentes nesta Feira, como o calçado, os tecidos, as ferramentas, as alfaias agrícolas e outros produtos tradicionais;
2. Recuperando e promovendo a vertente mais ligada ao turismo, nomeadamente, o comércio de artesanato, de produtos gastronómicos, como a carne, os enchidos, o queijo, o mel, os licores, a fruta e os frutos secos.
Por outro lado, urge recuperar o direito centenário de utilização do recinto tradicional, que se deixou perder há cerca de 10 anos, facto que descaracterizou completamente a Feira de São Miguel, reduzindo-a à ocupação dos arruamentos adjacentes ao antigo espaço.
A conjugação com outras actividades, como a actuação de Grupos Musicais, Ranchos Folclóricos, Grupos Etnográficos, etc., como tem sido hábito há alguns anos a esta parte, ou até a realização de provas desportivas, será sempre uma mais valia e um complemento interessante à Feira da São Miguel.
Só para abrir o apetite, deixamos mais algumas imagens de edições recentes…
Fica a sugestão para o próximo fim-de-semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário