A Carvalha da Sarnoa:
km 86 da actual EN342 e km 0 da "nossa" EM542
Conforme tem vindo a ser veiculado nos órgãos de comunicação social e comentado em diversos fóruns, foi recentemente anunciada pelo Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr. Paulo Campos, a intenção de adjudicar, por estes dias, a Concessão do Pinhal Interior.
O facto desta concessão incluir a Variante à EN342 – Lousã / Góis / Arganil e à ER342 – Arganil / Coja, que melhorará extraordinariamente a ligação entre Lousã, Góis, Arganil, Coja e o IC6, é uma excelente notícia para toda a nossa região.
Também para a Freguesia de Celavisa, a nova Variante à EN342 será um eixo rodoviário fundamental.
Neste contexto, surge inevitavelmente uma questão:
Como será efectuado o acesso da Freguesia de Celavisa à nova Variante?
Nas soluções que estão em estudo (recomenda-se a consulta do Estudo de Impacto Ambiental no site da Agência Portuguesa do Ambiente), a “nova EN342” localizar-se-á para lá do Viso da Sarnoa, de Bordeiro, do Servo e do Pereiro, nas proximidades da Póvoa de Góis, ficando a nossa freguesia consideravelmente mais distante da nova via, que será a nova espinha dorsal da nossa região, do que se encontra da actual EN342. Assim, não melhoraremos significativamente o nosso acesso a Arganil e a Góis, nem beneficiaremos da construção desta nova infra-estrutura tanto quanto seria desejável.
Seria claramente preferível para a Freguesia de Celavisa que a nova Variante se localizasse algures entre o Viso da Sarnoa e a Vila de Celavisa, permitindo um acesso muito mais rápido a Arganil e a Góis, e consequentemente a Coimbra, à rede de auto-estradas e ao principal eixo ferroviário do nosso país.
Se de todo não for possível alterar esta situação, deverá, pelo menos, ser acautelado um bom acesso à nova Variante, de modo a assegurar que a Freguesia de Celavisa não ficará, em termos de acessibilidades, numa situação mais desfavorável do que as suas congéneres, e consequentemente, mais afastada da “senda do desenvolvimento”!
Imagem existente na fachada da capela de N.a S.ra da Boa Viagem, situada estrategicamente na Carvalha da Sarnoa, ponto de encontro da actual EN342 e da “nossa” EM542, local onde tradicionalmente os viajantes, quando partem e quando chegam à nossa terra, pedem ou agradecem, pelas suas “Boas Viagens”.
Excelente post, acho que sim que temos que ser" nós" a divulgar as opções que existem, já que a CMA entende que não é importante consultar os cidadãos, vicios !!!!!!!!!pouco urbanos....
ResponderEliminar