A Ponte Concelha, à entrada de Sequeiros
Apesar de se tratar de duas vias em terra batida, são extremamente importantes para o acesso aos terrenos agrícolas e florestais, situados neste troço do vale da Ribeira de Celavisa. Mas não só…
A via existente na margem esquerda corresponde ao traçado da antiga “Estrada Real”, que atravessava a povoação de Sequeiros, subia junto à ribeira, por São João e pela Alagoa, através do Chão Grande e do Chão Redondo, atravessava a ribeira na Quelha da Carvalha e subia pelo interior da Vila em direcção à Portela de Amandos, até Arganil… Isto, antes de existir a EN342.
Trata-se de um excelente percurso para passeios a pé e de bicicleta, com sombra no Verão, e onde ainda se pode respirar verdadeiro ar puro e desfrutar de vistas muito agradáveis.
A estrada existente na margem direita surge ainda hoje como uma ligação óbvia e apetecível entre Celavisa e Sequeiros, sendo a sua pavimentação uma antiga e muito legítima ambição das populações de ambas as localidades.
Desde logo, permite fazer a viagem entre as duas povoações muito mais rapidamente do que tendo que ir até à EN342, percorrendo os respectivos troços de ligação: a EM542, entre Celavisa e a Carvalha da Sarnoa, e o Ramal de Sequeiros.
Por outro lado, trata-se de um percurso magnífico, sempre a ladear da Ribeira de Celavisa, passando em frente à Capela e ao Parque de Merendas de São João do Deserto, e com uma vista magnífica para a Serra do Vieiro.
A Barroca Larga, Serra do Vieiro
É ainda de salientar, que esta pavimentação melhorará, significativamente, o acesso aos terrenos reservados no PDM para a implantação de uma pequena zona industrial, na zona do Chão da Ribeira, à chegada a Celavisa.
Pelo facto de se encontrar implantada na margem direita da Ribeira de Celavisa, esta estrada apresenta uma boa exposição solar, não existindo o risco de formação de gelo, factor que é responsável pela ocorrência de inúmeros acidentes de viação na nossa região.
Por tudo isto, e tendo já sido realizada a remodelação da Ponte Concelha, à entrada de Sequeiros, faz todo o sentido que, a breve prazo, se proceda à beneficiação desta via de comunicação, incluindo obviamente, a sua pavimentação.
A capela de São João do Deserto, vista da margem direita da Ribeira de Celavisa
Bons acessos significam sempre progresso. Não compreendo porque é que esses alcatroamentos que são sonhos antigos das populações ficam apenas em sonho tantos anos, quando toda a gente sabe que os transportes e acessibilidades são fundamentalíssimos para o progresso qualquer terra.
ResponderEliminarMas isto sou apenas eu a falar, nada mais. Afinal, quem sou eu para perceber dessas coisas!?...
Embora, na hora da verdade, vejamos que, afinal, as coisas são exactamente assim.
Quero aproveitar também para dizer que em Arganil vai haver música de Portugal e Brasil no próximo dia 8,e com a participação de um arganilense.
Saibam mais em: ladobdearganil.blogspot.com
Era bom para todos ver esta estrada alcatroada, principalmente para quem todos os dias necessita dela. Para mim que tantas vezes a fiz a pé para ir para a escola era a realização de um sonho! Boas recordações guardo daqueles tempos em que íamos todos a pé de Sequeiros para Celavisa animação nunca faltava!
ResponderEliminarCarla Silva