segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sequeiros - Passagem de Ano 2009/2010



Para mais informações, contactar Carla Silva (964 761 291)

domingo, 20 de dezembro de 2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

União Recreio e Progresso Celavisense – José Alvoeiro reconduzido Presidente da Direcção














No passado dia 12 de Dezembro de 2009 realizou-se a eleição dos corpos gerentes da União Recreio e Progresso Celavisense para o triénio 2010 – 2012.
A única lista concorrente, que se apresenta de seguida, mereceu a aprovação inequívoca dos sócios presentes.

Mesa da Assembleia Geral
Presidente – José Augusto Marques dos Santos
Secretária – Maria Alice de Oliveira Henriques Alvoeiro
1.ª Suplente – Ana Teresa Duarte
2.ª Suplente – Mário Alexandre Correia Castanheira

Direcção
Presidente – José António Henriques Alvoeiro
Vice-Presidente – Marco Paulo Alvoeiro Alves
Secretário – Fernando Manuel Ferreira Estêvão
Tesoureiro – Maria Manuela Neves Alvoeiro Duarte
1.º Vogal – Carlos Costa Duarte Batista
1.º Suplente – Jorge Fernando Alvoeiro Duarte
2.º Suplente – Pedro Miguel Alves Figueiredo
3.º Suplente – Jorge Filipe Pedrinho

Conselho Fiscal
Presidente – António Jorge Martins Barata
Secretário – Paulo Jorge Henriques Alvoeiro
1.º Vogal – Guilherme Marques
2.º Vogal – Rosa Maria Neves Alvoeiro

Destaca-se a recondução de José Alvoeiro e Jorge Barata, à frente da Direcção e do Conselho Fiscal, respectivamente, e a entrada de José Marques dos Santos para a Presidência da Mesa da Assembleia Geral, substituindo Carlos Bica.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais ficou agendada para o dia 16 de Janeiro de 2010, pelas 16 horas, na sede da União.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pavimentação da estrada Celavisa - Sequeiros















A Ponte Concelha, à entrada de Sequeiros

Ainda no contexto das acessibilidades e vias de comunicação desta freguesia, importa referir as duas estradas de ligação entre Celavisa e Sequeiros, existentes em ambas as margens da Ribeira de Celavisa.
Apesar de se tratar de duas vias em terra batida, são extremamente importantes para o acesso aos terrenos agrícolas e florestais, situados neste troço do vale da Ribeira de Celavisa. Mas não só…
A via existente na margem esquerda corresponde ao traçado da antiga “Estrada Real”, que atravessava a povoação de Sequeiros, subia junto à ribeira, por São João e pela Alagoa, através do Chão Grande e do Chão Redondo, atravessava a ribeira na Quelha da Carvalha e subia pelo interior da Vila em direcção à Portela de Amandos, até Arganil… Isto, antes de existir a EN342.
Trata-se de um excelente percurso para passeios a pé e de bicicleta, com sombra no Verão, e onde ainda se pode respirar verdadeiro ar puro e desfrutar de vistas muito agradáveis.
A estrada existente na margem direita surge ainda hoje como uma ligação óbvia e apetecível entre Celavisa e Sequeiros, sendo a sua pavimentação uma antiga e muito legítima ambição das populações de ambas as localidades.
Desde logo, permite fazer a viagem entre as duas povoações muito mais rapidamente do que tendo que ir até à EN342, percorrendo os respectivos troços de ligação: a EM542, entre Celavisa e a Carvalha da Sarnoa, e o Ramal de Sequeiros.
Por outro lado, trata-se de um percurso magnífico, sempre a ladear da Ribeira de Celavisa, passando em frente à Capela e ao Parque de Merendas de São João do Deserto, e com uma vista magnífica para a Serra do Vieiro.














A Barroca Larga, Serra do Vieiro

É ainda de salientar, que esta pavimentação melhorará, significativamente, o acesso aos terrenos reservados no PDM para a implantação de uma pequena zona industrial, na zona do Chão da Ribeira, à chegada a Celavisa.
Pelo facto de se encontrar implantada na margem direita da Ribeira de Celavisa, esta estrada apresenta uma boa exposição solar, não existindo o risco de formação de gelo, factor que é responsável pela ocorrência de inúmeros acidentes de viação na nossa região.
Por tudo isto, e tendo já sido realizada a remodelação da Ponte Concelha, à entrada de Sequeiros, faz todo o sentido que, a breve prazo, se proceda à beneficiação desta via de comunicação, incluindo obviamente, a sua pavimentação.














A capela de São João do Deserto, vista da margem direita da Ribeira de Celavisa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O acesso da Freguesia de Celavisa à “nova EN342”














A Carvalha da Sarnoa:
km 86 da actual EN342 e km 0 da "nossa" EM542

Conforme tem vindo a ser veiculado nos órgãos de comunicação social e comentado em diversos fóruns, foi recentemente anunciada pelo Senhor Secretário de Estado das Obras Públicas, Dr. Paulo Campos, a intenção de adjudicar, por estes dias, a Concessão do Pinhal Interior.
O facto desta concessão incluir a Variante à EN342 – Lousã / Góis / Arganil e à ER342 – Arganil / Coja, que melhorará extraordinariamente a ligação entre Lousã, Góis, Arganil, Coja e o IC6, é uma excelente notícia para toda a nossa região.
Também para a Freguesia de Celavisa, a nova Variante à EN342 será um eixo rodoviário fundamental.
Neste contexto, surge inevitavelmente uma questão:
Como será efectuado o acesso da Freguesia de Celavisa à nova Variante?
Nas soluções que estão em estudo (recomenda-se a consulta do Estudo de Impacto Ambiental no site da Agência Portuguesa do Ambiente), a “nova EN342” localizar-se-á para lá do Viso da Sarnoa, de Bordeiro, do Servo e do Pereiro, nas proximidades da Póvoa de Góis, ficando a nossa freguesia consideravelmente mais distante da nova via, que será a nova espinha dorsal da nossa região, do que se encontra da actual EN342. Assim, não melhoraremos significativamente o nosso acesso a Arganil e a Góis, nem beneficiaremos da construção desta nova infra-estrutura tanto quanto seria desejável.
Seria claramente preferível para a Freguesia de Celavisa que a nova Variante se localizasse algures entre o Viso da Sarnoa e a Vila de Celavisa, permitindo um acesso muito mais rápido a Arganil e a Góis, e consequentemente a Coimbra, à rede de auto-estradas e ao principal eixo ferroviário do nosso país.
Se de todo não for possível alterar esta situação, deverá, pelo menos, ser acautelado um bom acesso à nova Variante, de modo a assegurar que a Freguesia de Celavisa  não ficará, em termos de acessibilidades, numa situação mais desfavorável do que as suas congéneres, e consequentemente, mais afastada da “senda do desenvolvimento”!


Imagem existente na fachada da capela de N.a S.ra da Boa Viagem, situada estrategicamente na Carvalha da Sarnoa, ponto de encontro da actual EN342 e da “nossa” EM542, local onde tradicionalmente os viajantes, quando partem e quando chegam à nossa terra, pedem ou agradecem, pelas suas “Boas Viagens”.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Outono chegou a Celavisa… Pelos Santos!


No bonito Parque de Merendas da Sarnoa as tonalidades do arvoredo já não deixam dúvidas…













As castanhas, a jeropiga e os tortulhos…
A névoa a cobrir os visos…


A chuva e o frio…
As oliveiras carregadas de azeitona…


As tradicionais Feiras dos Santos um pouco por toda a região…


É assim o Outono na nossa Terra!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

União Recreio e Progresso Celavisense Almoço de Comemoração do 1.º ano nas Novas Instalações














No passado Domingo, no salão polivalente da nova sede da União Recreio e Progresso Celavisense (URPC), realizou-se o “Almoço de Comemoração do 1.º ano nas Novas Instalações”.
Da ementa constou uma magnífica "Sopa de Feijão e Hortaliça" e um tradicional "Cozido à Portuguesa", que estava soberbo. Na mesa das sobremesas não faltou mesmo nada, para satisfação de cerca de uma centena de Celavisenses e Amigos que marcaram presença.



No final do almoço houve o respectivo Bolo de Aniversário… e durante a tarde ninguém arredou pé!
Desde o tradicional Jogo da Malha ao incontornável Jogo da Sueca, tudo foi motivo para um convívio muito agradável, com muita conversa e boa disposição.



Não houve mesa de honra… Foi sim, uma honra para todos, participar num evento em que foram os próprios elementos dos órgãos sociais da URPC, com a ajuda de alguns sócios, que trataram da confecção e da distribuição da comida pelas mesas, bem como, de toda a logística que permitiu esta excelente realização.



PARABÉNS A TODA A EQUIPA!!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Rosário Oliveira é a nova Presidente da Junta de Freguesia de Celavisa

Procedeu-se esta tarde, na sede da Junta de Freguesia de Celavisa, ao Acto de Instalação da nova Assembleia de Freguesia, tendo os resultados das eleições de dia 11 de Outubro ditado a seguinte distribuição de mandatos:

1.º Maria do Rosário Gomes Oliveira (PPD/PSD)
2.º Rui Manuel Henriques Alvoeiro (PS)
3.º Álvaro Batista (PPD/PSD)
4.º Mário de Matos Bandeira (PS)
5.º Maria Ermelinda Martins Tomé (PPD/PSD)
6.º José Antunes Baptista (PS)
7.º António Dimas Folosa (PPD/PSD)


Imediatamente a seguir ao Acto de Instalação realizou-se a primeira reunião deste órgão onde foram eleitos os vogais da Junta de Freguesia, bem como, o Presidente e os Secretários da Mesa da Assembleia de Freguesia, sendo a constituição final dos órgãos a seguinte:

Junta de Freguesia:

PPD/PSD
Maria do Rosário Gomes Oliveira (Presidente)

Álvaro Baptista (Vogal)
Maria Ermelinda Martins Tomé (Vogal)

Assembleia de Freguesia:

PPD/PSD
António Dimas Folosa (Presidente)
Sónia Catarina Conceição Amorim (1.º Secretário)
Mário Alexandre Correia Castanheira (2.º Secretário)
Carlos Manuel Almeida Luís

PS
Rui Manuel Henriques Alvoeiro
Mário de Matos Bandeira
José Antunes Batista


Bom trabalho a todos!















Painel de azulejo existente na parede lateral da Capela de Santo António, em Celavisa.

sábado, 24 de outubro de 2009

Instalação da Assembleia de Freguesia de Celavisa

De acordo com os Editais publicados nos “Locais de Estilo” habituais, terá lugar, amanhã, dia 25 de Outubro de 2009, pelas 11h00, na sede da Junta de Freguesia de Celavisa, a Instalação da nova Assembleia de Freguesia.

Aproveitamos para relembrar a realização, também amanhã, mas pelas 13h00, na sede da União Recreio e Progresso Celavisense, do almoço de Comemoração do 1.º ano nas novas Instalações.

Deixamos uma  fotografia, obtida a partir do Miradouro do Alto de São Bento, do Complexo onde se localizam a sede da Junta de Freguesia de Celavisa e a sede da União Recreio e Progresso Celavisense, e que também se encontra preparado para receber o Centro de Dia e o Posto Médico.



terça-feira, 20 de outubro de 2009

1000 Visitantes!!!




A Vila de Celavisa vista a partir do Viso da Sarnoa.

Festa das Latas e Imposição de Insígnias

Na cidade de Coimbra, capital do nosso distrito, localiza-se uma das Universidades mais antigas do mundo, com mais de 700 anos de história.
Associadas à Universidade e à vida académica desenvolveram-se uma série de tradições e eventos, de que se destacam claramente a Queima das Fitas e a Festa das Latas (Latada) com a Imposição das Insígnias.
A Latada, tal como a maioria destas tradições académicas, contribui para a melhor integração dos novos alunos no ambiente da academia, promovendo a relação entre os recém-chegados (Caloiros) e os já bem adaptados (Doutores).
Tem início já no próximo dia 22 e prolonga-se até ao dia 28, incluindo uma série de concertos e actuações que também já fazem parte da tradição.

Fica a sugestão.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

União Recreio e Progresso Celavisense - Almoço de comemoração do 1.º ano nas novas instalações

A União Recreio e Progresso Celavisense realiza, no próximo dia 25 de Outubro, um almoço de comemoração do 1.º aniversário da mudança para as novas instalações.
O Almoço está previsto para às 13h00, seguindo-se Tarde Desportiva com Jogo da Malha.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas 2009 - PSD vence Assembleia de Freguesia de Celavisa por 3 votos

Eis os resultados:

PPD/PSD ............................................................... 84
PS ...................................................................... 81
PCP-PEV ................................................................ 9
Brancos ................................................................. 1
Nulos .................................................................... 2

O valor da abstenção foi de 24%.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ligação entre os Concelhos de Arganil e de Góis – Via Selada do Mucilhão (Mimosa)

É urgente combater o crescente isolamento a que a população da freguesia de Celavisa tem vindo a ser votada.
Não é possível o desenvolvimento, nem se pode ambicionar qualquer tipo de investimento nesta freguesia, se não se fizer nada para melhorar as acessibilidades e as vias de comunicação.
E se Celavisa e Sequeiros não estão bem, o que dizer dos Povos da Ribeira de Celavisa?
Para além do acesso à nova EN342 que tem que ser muito bem pensado,
é de fundamental importância para a freguesia de Celavisa a ligação entre os Concelhos de Arganil e de Góis – Via Selada do Mucilhão (Mimosa).








Placas existentes na Selada do Mucilhão (Mimosa)

As placas informativas já existem na Carvalha da Sarnoa, em Celavisa, nas Pracerias, na Selada do Mucilhão, no Sobral, no Saião, etc., no entanto, para que esta ligação se torne transitável é necessário proceder, no Concelho de Arganil, à pavimentação da ligação rodoviária Adcasal – Selada do Mucilhão (Mimosa), que complementada com a pavimentação dos troços subsequentes no Concelho de Góis, nomeadamente, as ligações ao Colmeal, ao Sobral, ao Saião e ao Salgado, facilitariam a circulação entre os dois concelhos e o acesso de toda aquela gente a ambas as sedes de concelho, valorizando indiscutivelmente a freguesia de Celavisa, mas beneficiando igualmente as freguesias do Colmeal e do Cadafaz.



Placas existentes na Carvalha da Sarnoa e junto ao Saião e ao Salgado 

Na prática, estamos a falar de 1,7 Km no Concelho de Arganil, entre Adcasal e a Selada do Mucilhão (EM542), e no Concelho de Góis, de 3,7 km entre a Selada do Mucilhão e o Sobral (EM542), e/ou de 1,2 km entre a Selada do Mucilhão e o Saião.
Trata-se de uma ligação histórica cuja pavimentação é uma ambição antiga, comum às populações do Concelho de Arganil e do Concelho de Góis.
É um bom exemplo de projecto inter-municipal, com vantagens óbvias para ambas as partes. As vias de comunicação não podem ser vistas por Freguesia ou por Concelho, de uma forma estanque, é necessária uma visão mais abrangente do território, de forma a aproveitar todo o potencial existente e a criar novas sinergias.


Fica o repto.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Acessibilidades e Vias de Comunicação - Caracterização da Freguesia de Celavisa

As acessibilidades e as vias de comunicação são um indiscutível factor de valorização e desenvolvimento de uma região.
Resumidamente, a rede viária da freguesia de Celavisa é constituída pelas seguintes vias principais:
  • A Estrada Nacional EN342, que liga Góis a Arganil, cruzando a freguesia pelo lado Noroeste;
  • A Estrada Municipal EM542, que é a espinha dorsal da freguesia, ligando a EN342 (Carvalha da Sarnoa, no Concelho de Arganil), à EM543 (entre a Candosa e o Colmeal, no Concelho de Góis), passando por Celavisa, Jurjais, Linhares, Caratão, Pracerias e Adcasal, no Concelho de Arganil, e pelo Sobral, já no Concelho de Góis;
  • O Ramal de Sequeiros;
  • A Estrada de acesso às Travessas;
  • A Estrada de ligação Celavisa – Sequeiros, justaposta e paralela à Ribeira de Celavisa.
No interior das povoações existe uma rede de ruas, quelhas e caminhos complementada por um conjunto de pontes, algumas das quais com alguma beleza e valor arquitectónico.
Nas áreas florestais e agrícolas podem encontrar-se uma série de caminhos e estradões que nos conduzem a maravilhosos recantos e nos proporcionam vistas magníficas.

Aparentemente, e infelizmente, a freguesia de Celavisa tem vindo, ao longo dos anos, a ser penalizada pelo afastamento relativamente aos eixos rodoviários principais.

Apesar das acessibilidades e das vias de comunicação não serem os únicos factores a contribuírem para o progresso de uma região, não deixa de ser curioso comparar a dimensão e o nível de desenvolvimento que a Freguesia de Celavisa (Concelho de Celavisa até 1836) apresentava relativamente às freguesias vizinhas, no tempo em que a Estrada Real atravessava a povoação de Sequeiros, subia junto à ribeira até Celavisa, passava pelo interior desta Vila e continuava para Arganil via Portela de Amandos, com a situação actual, em que as referidas povoações se encontram mais afastadas da EN342, ligadas a esta pelos respectivos ramais.

Neste contexto, não podemos deixar de colocar a seguinte questão:

Como ficará a Freguesia de Celavisa no âmbito da nova EN342?
Ficaremos ainda mais afastados da senda do desenvolvimento?!

Para meditar… e agir rapidamente!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Feira de São Miguel 2009

Celavisa engalanou-se para receber a Feira Anual da Freguesia!

A Igreja Matriz de Celavisa... as ruas, praças e capelas desta Vila... todas trajaram a rigor para abrilhantar este tradicional evento.

Ficam algumas imagens...

A Igreja Matriz de Celavisa


A capela do Mártir São Sebastião

A actuação da Tuna Popular de Arganil no Adro da Igreja Matriz de Celavisa

Aspecto da feira junto à Ponte do Mártir.

É preciso manter viva esta tradição!!!

Legislativas 2009 - PS vence na Freguesia de Celavisa

Eis os resultados:

PS ...................................................................... 68
PPD/PSD ............................................................ 63
CDS-PP ................................................................ 8
B.E. ...................................................................... 7
PCP-PEV ...............................................................5
MEP ..................................................................... 1
PCTP/MRPP ......................................................... 1
P.N.R. .................................................................. 1
Em Branco  ........................................................... 6
Nulos .................................................................... 2

As restantes forças políticas não obtiveram qualquer voto.
O valor da  abstenção foi de 30%.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

“Freguesia de Celavisa – Seja bem vindo!“


Ao percorrermos as estradas do nosso país ou da vizinha Espanha (para não ir mais longe), encontramos, em determinados locais, placas que nos informam da freguesia, do concelho, do distrito, da região ou mesmo do país em que vamos entrar ou do qual vamos sair. Para além de se tratar de uma informação importante, é, sem dúvida, uma maneira simpática de dar as boas vindas ou de agradecer a visita aos viajantes que pelas mais variadas razões visitam determinada zona, sendo ainda uma forma simples e económica de a divulgar em termos turísticos e não só.
Se percorrermos a EN342 entre Góis e Arganil, verificamos que o Município e a Freguesia de Góis já fizeram a sua parte…





Está na altura de Arganil e Celavisa seguirem esse bom exemplo.

Bem… Mas Celavisa até já fez parte da despesa… Já existe uma placa informativa indicando “Freguesia de Celavisa – Seja bem vindo” (com Brasão e tudo…)



Todavia, incompreensivelmente, foi colocada no ramal de Celavisa, um pouco abaixo da Carvalha da Sarnoa, deixando de fora uma boa parte da freguesia, nomeadamente, as povoações de Sequeiros e Travessas, para já não falar da própria Carvalha da Sarnoa!!!

Fica a sugestão às autoridades competentes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Feira de São Miguel - Uma tradição a preservar

No próximo Sábado, dia 26 de Setembro, vai ter lugar, em Celavisa, mais uma edição da Feira de São Miguel, popularmente designada como “Feira das Nozes e dos Abraços”.


Trata-se de um acontecimento secular, cuja importância transvaza as fronteiras da Freguesia de Celavisa.

Com o tempo tem perdido dimensão, à semelhança de outras feiras deste tipo, em consequência das transformações sociais e da desertificação que tem atingido a nossa região. No entanto, verifica-se que o seu declínio tem sido um pouco mais acentuado do que o das suas congéneres, e quanto a isso, deve efectivamente fazer-se alguma coisa.

Compete às autoridades responsáveis, preservar uma tradição com a relevância da Feira de São Miguel, adaptando este evento ao novo contexto sócio-económico da nossa região:

1. Incentivando a presença das actividades comerciais tradicionalmente presentes nesta Feira, como o calçado, os tecidos, as ferramentas, as alfaias agrícolas e outros produtos tradicionais;

2. Recuperando e promovendo a vertente mais ligada ao turismo, nomeadamente, o comércio de artesanato, de produtos gastronómicos, como a carne, os enchidos, o queijo, o mel, os licores, a fruta e os frutos secos.

Por outro lado, urge recuperar o direito centenário de utilização do recinto tradicional, que se deixou perder há cerca de 10 anos, facto que descaracterizou completamente a Feira de São Miguel, reduzindo-a à ocupação dos arruamentos adjacentes ao antigo espaço.


A conjugação com outras actividades, como a actuação de Grupos Musicais, Ranchos Folclóricos, Grupos Etnográficos, etc., como tem sido hábito há alguns anos a esta parte, ou até a realização de provas desportivas, será sempre uma mais valia e um complemento interessante à Feira da São Miguel.

Só para abrir o apetite, deixamos mais algumas imagens de edições recentes…




Fica a sugestão para o próximo fim-de-semana!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Feira do Mont'Alto / Ficabeira

A Vila de Arganil assistiu a mais uma animada edição da FEIRA DO MONT'ALTO / FICABEIRA, eventos de referência para Arganilenses e Amigos.


O convívio, o divertimento, a boa conversa, as compras, as farturas...


Os espectáculos musicais, as luzes e o fogo de artifício...


E na hora da despedida... Ouviu-se a palavra Saudade!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ainda as nossas aldeias…

Não resisto a deixar mais algumas imagens das nossas bonitas aldeias...


Travessas


Sequeiros


Jurjais


Linhares


Caratão


Pracerias


Adcasal


... e uma sugestão:
Que tal uma caminhada, um passeio de bicicleta ou todo-o-terreno para conhecer a nossas aldeias e as nossas serras?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Localização - Caracterização da Freguesia de Celavisa

A Freguesia de Celavisa é uma das dezoito freguesias do Concelho de Arganil que, por sua vez, integra a sub-região do Pinhal Interior Norte da Região Centro de Portugal. O acesso mais óbvio é através da recentemente beneficiada EN342, cortando ao quilómetro 86, entre Góis e Arganil, na Carvalha da Sarnoa, junto à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, conforme placa existente no local (ver imagem inicial do blog).
A sua equidistância entre a sede de concelho — a Vila de Arganil, e a sede do concelho vizinho — a Vila de Góis, coloca-a numa posição estratégica que não tem vindo a ser convenientemente valorizada.
A Vila de Celavisa é a sede de freguesia, sendo esta constituída por mais sete povoações: Adcasal, Caratão, Jurjais, Linhares, Pracerias, Sequeiros e Travessas. O acesso a Sequeiros e Travessas é efectuado através de um outro ramal da EN342, ao quilómetro 84, sensivelmente no limite dos Concelhos de Arganil e de Góis.
A juntar às imagens da Vila de Celavisa que publicámos anteriormente, deixamos algumas vistas panorâmicas das lindíssimas aldeias da nossa freguesia...


Saindo da Vila, subindo o vale da Ribeira de Celavisa, encontramos esta pequena maravilha que é a aldeia dos Jurjais...



Um pouco mais a montante, numa zona onde o vale alarga significativamente, chegamos aos Linhares...



Logo de seguida, passando o Santuário de Santa Catarina, descobrimos a pitoresca aldeia do Caratão!



Subindo um pouco mais, descobrimos o belo casario das Pracerias...



Finalmente, avistamos - sobranceira - a aldeia de Adcasal!



Se sairmos de Celavisa, descendo o vale da Ribeira, encontramos os Sequeiros...



E lá no alto, a meia encosta, vislumbramos as Travessas!!!



Uma coisa é certa:
Se Celavisa é bonita... As restantes povoações da freguesia não ficam nada atrás!!!
 

Ver mapa maior